Aldeia da Mata Pequena, um refúgio a 40 minutos de Lisboa
Actualizado: 22 de oct de 2020
Uma aldeia em meio à natureza para você sentir que voltou ao passado ao caminhar por entre as casinhas do estilo saloio

A Aldeia da Mata Pequena é uma pequenina aldeia a 40 minutos de Lisboa e a 15 minutos do centro de Mafra. Fica no alto de uma montanha e suas paisagens são de perder o fôlego.
Seu charme sobrevive graças ao casal Ana e Diogo Batalha que resolveram recuperar as paredes e ruínas da Aldeia da Mata Pequena. Hoje, é possível rever todo o charme de uma aldeia saloia original.
Estilo Saloio
Saloio é um termo que designa o habitante rural e seus artigos típicos das regiões do interior de Lisboa. As casas saloias são todas térreas pintadas com cal, roupas para secar ao lado de fora e abóboras no telhado.
Um clima de aconchego, de lar, de interior.
Os saloios viviam da agricultura, plantavam o que comiam e também tinham muitos animais. Por isso, todos esses elementos foram preservados na restauração da Aldeia da Mata Pequena.

História
A ocupação da Aldeia da Mata Pequena remota à época dos romanos e foi erguida próxima a um extinto vulcão. Com isso, a região tornou-se uma importante estação arqueológica.
Além disso, a aldeia encontra-se na Freguesia de Cheleiros, concelho de Mafra, distrito de Lisboa, em uma região denominada Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim.
Você sabe o que é freguesia e concelho?
Hospedagem na aldeia
A Aldeia da Mata Pequena, como o nome já diz, é bem pequena mesmo. São 12 casinhas, sendo sua maioria alojamento local, administradas pelo casal Ana e Diogo.
Ali, você pode relaxar e curtir a natureza.
As diárias giram em torno de 75€ para duas pessoas até 170€ para 8 pessoas. Todas incluem o pequeno-almoço (café da manhã).
Todas as habitações foram renovadas mantendo o estilo original também em seu interior, apenas com a modernização do necessário, como casas de banho e certificação energética.
Aldeia Cabeça, mais uma aldeia em seu estilo original.
Onde comer
Como a Aldeia da Mata Pequena se restringe a uma rua, há apenas uma opção para almoçar e jantar: a Tasquinha do Gil. Um restaurante pequeno, mas com clima caseiro e uma esplanada com vista para as montanhas.
O forte do restaurante são as tapas para partilhar. O ideal é reservar antes de ir.
Como chegar
O acesso mais fácil é de carro. Porém, é possível chegar até Mafra de comboio e dali pegar autocarros para Cheleiros. A paragem mais próxima pode ser um pouco distante da aldeia e talvez seja preciso caminhar.
A outra opção é pegar um carro de aplicativo desde Mafra.
A Aldeia da Mata Pequena é uma ótima opção para passar o dia, seja em família, com amigos ou em casal. Pode-se combinar o passeio com Mafra e Ericeira, que estão próximas dali.
Por Camila Ciberi para @quesejaportugal
Leia também outros posts:
Notícias • Imigração • Relatos • Dicas • Lugares • Gastronomia • Conhecimento